Archive for category Desenvolvimento Ágil

Encontro Ágil 2010 – Um evento diferente (Por Pedro Mariano)

O Encontro Ágil chega a sua terceira edição, sempre com a proposta de reunir a comunidade ágil para discutir e trocar experiências sobre cultura ágil, Programação eXtrema, Scrum, Lean, DevOps, entre outros temas.

Este ano o Encontro Ágil evoluiu seu formato e vem com uma proposta diferente: o evento NÃO TERÁ PALESTRAS. Ao invés de palestras, a ideia é valorizar as interações entre os participantes e as trocas de experiências. Para isso, sessões com espaços abertos (open spaces), dojos, workshops e jogos comporão 100% da programação.

O Encontro Ágil é voltado para toda a comunidade, incluindo profissionais do mercado, estudantes e acadêmicos. O evento será realizado dia 6 de novembro, no IME-USP. Venha compartilhar suas experiências e saber o que os outros estão fazendo. Tire as suas dúvidas e aprenda com profissionais que utilizam métodos ágeis no dia-a-dia.

Informações sobre preço e inscrição podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: http://www.infoq.com/br/news/2010/10/encontro-agil

Nenhum comentário.

Técnica Pomodoro: Gerenciando melhor o seu tempo

Lendo hoje os feeds da infoq conhecí a Técnica Pomodoro, uma maneira simples e interessante de gerenciar o seu tempo para obter uma maior produtividade.

A técnica foi criada por Francesco Cirillo nos anos 80. Ele precisava melhorar a qualidade do seu tempo de estudo e chegou à conclusão de que precisava estar totalmente focando durante um determinado período. Para isso, ele utilizou um cronômetro em forma de tomate (pomodoro, em italiano), daí surgiu o nome da técnica.

Você já se perguntou se consegue trabalhar por 20 minutos totalmente focado no que está fazendo? Coisas para nos atrapalhar não faltam: messengers, emails, telefonemas, solicitação de colegas etc… Eu posso afirmar que, hoje, não consigo trabalhar por 20 minutos totalmente focado.

A técnica consiste em ciclos (pomodoros) simples:

1 – Escolher a tarefa a ser executada;

2 – Ajustar o pomodoro (alarme) para 25 minutos;

3 – Trabalhar na tarefa até que o alarme toque;

4 – Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos);

5 – Iniciar o próximo pomodoro.

A cada 4 pomodoros, a pausa deve ser mais longa (15 a 30 minutos).

Com o tempo, o planejamento das tarefas pode ser feito diariamente, pois você terá mais noção da medição da sua produtividade, do quanto pode fazer e em quanto tempo pode fazer.

Nos últimos anos esta técnica tem atraído a atenção da comunidade ágil. Indico este artigo para quem se interessar e quiser mais informações. Também indico a wikipedia, lá tem até uns softwares para controle dos seus pomodoros, bem bacana.

Não sei o quanto isso chamou a atenção de vocês, mas chamou a minha. Creio que posso produzir mais cansando menos e aprender a medir a minha produtividade. Eu vou começar a utilizar a técnica hoje mesmo! Em breve postarei informações sobre minha evolução com essa prática…

Site oficial Pomodoro Technique


Update em 10/09/2010:

Demorei a dar um retorno, né? Então, realmente FUNCIONA! No trabalho sempre temos temos de calmaria e de correria, nos períodos de correria estou sempre utilizando a Pomodoro e tem me ajudado muito. Experimente!

, , , , ,

Nenhum comentário.

Desenvolvimento ágil de software

A pouco tempo comecei a estudar desenvolvimento ágil de software. Sempre lia muito a respeito na internet, mas apenas “superficialmente”… Deixei de ser um curioso no assunto e metí as caras no estudo. Nunca ouviu falar? É mais ou menos isso…

Claro que são só os princípios básicos, é muito mais do que isso… Resumindo: estou me apaixonando pelo negócio. Em breve postarei bastante sobre este assunto, principalmente quando começar a colocá-lo em prática em meus projetos pessoais.

Comecei o estudo lendo alguns conceitos básicos e atualmente estou estudando o SCRUM. Se interessou? Comece por aqui…

Manifesto ágil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_ágil

Desenvolvimento ágil de software: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_ágil_de_software

Que tal? Em breve, mais informações…

,

Nenhum comentário.