Archive for janeiro de 2010

Desenvolvimento ágil de software

A pouco tempo comecei a estudar desenvolvimento ágil de software. Sempre lia muito a respeito na internet, mas apenas “superficialmente”… Deixei de ser um curioso no assunto e metí as caras no estudo. Nunca ouviu falar? É mais ou menos isso…

Claro que são só os princípios básicos, é muito mais do que isso… Resumindo: estou me apaixonando pelo negócio. Em breve postarei bastante sobre este assunto, principalmente quando começar a colocá-lo em prática em meus projetos pessoais.

Comecei o estudo lendo alguns conceitos básicos e atualmente estou estudando o SCRUM. Se interessou? Comece por aqui…

Manifesto ágil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_ágil

Desenvolvimento ágil de software: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_ágil_de_software

Que tal? Em breve, mais informações…

,

Nenhum comentário.

Agora, no twitter…

Uso bastante o Twitter para outros fins “não tecnológicos”, gosto bastante e criei hoje um twitter para divulgação e pra vocês acompanharem as atualizações do blog por lá. Acho que vai ser interessante =)

Follow @thiagophp !

Nenhum comentário.

RegistroHost.com – Dissecando a máfia dos boletos (por Gustavo Cardial)

Não sei vocês, mas eu já recebí vários boletos desse tipo em empresas que já trabalhei. Realmente é uma máfia e admiro o Gustavo Cardial pela coragem de escrever o post. Se você é um profissional da web, não deixe de ler e divulgar.

http://gustavo.cardial.com.br/registrohost-com-dissecando-mafia-boletos/

3 Comentários

Zend Framework Tutorial Series (por Adler Medrado)

Programar em PHP profissionalmente sem um framework decente é impráticavel. Em 2008 comecei a estudar (na teoria) o Zend Framework e em 2009 participei pela primeira vez em um projeto de grande porte utilizando o ZF. Hoje indico o ZF a todos que estiverem procurando um framework completo e descomplicado.

Estava pensando em escrever um tutorial básico sobre o ZF, mas ao acessar o blog do Adler Medrado hoje ví que ele está preparando uma série de tutoriais semanais sobre o ZF, do básico ao avançado. Não vou escrever um tutorial só pra ter o meu nome nele. Aproveitem e se deliciem com essa série que tenho certeza que vai ser ótima!

Parabéns ao Adler pela iniciativa! Vou atualizando o post à medida que forem saindo os outros capítulos…

Zend Framework Tutorial Series – Capítulo 1

Zend Framework Tutorial Series – Capítulo 2

,

Nenhum comentário.

NetBeans IDE 6.8 – PHP Development

Devido a alguns problemas aqui no trabalho, a duas semanas atrás tive que voltar ao Windows XP. Resolví inovar um pouco utilizando o Zend Server CE (que já comentei aqui no blog) e continuei utilizando o Eclipse. Estava complicado programar no Eclipse pois estava muito pesado, sem falar no tempo que demora para inicializar/finalizar… Então resolví instalar o NetBeans PHP Development. Quando comecei a programar não gostei muito do NetBeans e uso o Eclipse desde então, mas nestas condições (sistema operacional e máquina com pouco poder de processamento) preciso reconhecer que o NetBeans está deixando o Eclipse no chinelo. Inicializa em um piscar de olhos e utiliza pelo menos 40% menos de memória que o Eclipse. O autocomplete da versão para PHP funciona perfeitamente, o navegador de projetos, templates de código… Enfim, fica a dica para quem estiver na mesma situação que eu. Se você tiver uma máquina meia boca e estiver procurando desempenho, experimente o Netbeans.

Deixo bem claro que não passei a ser “defensor cego” do Netbeans. Em casa continuo utilizando Eclipse no Ubuntu 9.10.

Visite o site do NetBeans IDE 6.8 – PHP Development

, , ,

2 Comentários

Utilitário para administração do firewall do Windows 7

Dando uma navegada ontem no site PCWorld, encontrei uma dica interessante sobre um utilitário gratuito para ajudar na administração do firewall do Windows 7, o Windows 7 Firewall Control Free. Não sei nas outras versões, mas na versão que uso (Basic) fiquei meio perdido com relação ao firewall. Ontem instalei no meu pc, no início é um pouco chato porque ele pede a configuração dos softwares que você já possui, mas depois de configurado é só alegria. Enfim, vale a pena instalar. O utilitário está disponível nas versões 32 e 64 bits.

Download da versão 32 bits

Download da versão 64 bits

, ,

Nenhum comentário.

8 perfis profissionais da área de TI

Um artigo bem divertido que lí hoje na ComputerWorld sobre perfis profissionais da área de TI. Vale a pena ler! Identifique seus companheiros das baias ao lado, rs…

Confira uma visão divertida dos profissionais que devem sentar ao seu lado e que compõem o departamento de tecnologia da sua empresa.

O mercado de trabalho geralmente tem três tipos de personalidades: Tipo A, Tipo B e Tipo TI (Tecnologia da Informação). Este bem afastado do resto. O Computerworld americano identificou oito tipos clássicos de personalidades que são encontrados na maioria dos departamentos TI.

Muitas deles – quase todas – estão em algum cubículo próximo ao seu local de trabalho neste momento. Considere isso como um guia para a “fauna e a flora” da sua vida de trabalho.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

,

Nenhum comentário.

Zend Server CE

A um bom tempo venho desenvolvendo com o Linux aqui na minha máquina do trabalho (e em casa também), mas esta semana precisei voltar ao Windows. Confesso que tinha um certo “trauma” para configurar o ambiente de desenvolvimento no Windows, seja instalando separado o Apache e o PHP, seja usando os “AMP´s” da vida. Mas dessa vez resolví usar o Zend Server Comunity Edition. Com ele não tive problema nenhum para integrar o Apache com o PHP, nem muito menos para habilitar as extensões que uso aqui (mysql, pgsql, oci)… O console de administração também é bem bacana. Realmente gostei e recomendo! No Linux ainda não testei, mas quem sabe em breve…

Site oficial do Zend Server Comunity Edition

, , ,

1 Comentário