Archive for abril de 2010

Uma mão na roda… IE TAB

Creio que a maioria dos programadores web (inclusive eu) programa sempre utilizando o Firefox. E também creio que a maioria também (inclusive eu) sempre esquece de testar seus sistemas no Internet Explorer.

Pois é, passei por isso hoje aqui no trabalho. O CSS de uma tela funciona 100% no IE 8 mas não funciona no IE 7. Um amigo me indicou um plugin do Firefox bem bacana chamado IE TAB. Ele emula a visualização do Internet Explorer em uma aba do Firefox. Além disso, você ainda pode criar uma listra de filtros para definir os sites que você quiser sempre visualizar na aba “emulada” do IE.

O único “porém” que encontrei até agora foi que não consigo utilizar o Firebug nas abas do IE… Caso encontre alguma solução para isso, aviso a vocês.

Enfim, uma mão na roda para designers e programadores. Recomendo!

Site Oficial do IE TAB


Update em 28/04/2010:

Uma outra opção para quem possui o Internet Explorer 8 instalado é o modo de compatibilidade. No IE 8, pressionando F12 (ou Ferramentas -> Ferramentas para desenvolvedores) é exibido uma ferramenta “parecida” com o Firebug. Basta selecionar o “Modo do Navegador”. Resolveu meu problema de testes no IE 8 e IE 7…

, , , ,

1 Comentário

A importância da sua opinião na web

Estava lendo agora a pouco um artigo da Globo.com sobre compras online. Uma pesquisa realizada chegou a conclusão de que mais de 90% das pessoas pesquisam na web antes de comprar. Isso me fez pensar em algo que nunca tinha me atentado muito: a importância da minha e da sua opinião na web.

Além dos preços, pesquiso opiniões de qualquer coisa que eu vá comprar. Celular, tênis, cds, dvds… E muitas das opiniões que li foram importantes para que eu tomasse a decisão de comprar ou não. E posso afirmar que, com exceção de roupas (somente pela necessidade de experimentar, rs…) 95% de todas as compras que faço hoje são pela web.

Já escrevi várias opiniões sobre coisas que comprei (a última foi sobre um notebook Dell), principalmente produtos “high-tech”. Mas acabo de reler o post e pensei: “se eu estivesse pesquisando sobre este notebook para comprar, estas informações seriam suficientes?” A resposta é não.

A partir de hoje com certeza irei gastar mais tempo e escrever com mais detalhes sobre estas questões… Tanto de produtos que me deixaram satisfeitos quanto aqueles que só nos fazem “passar raiva”… E você? Pense em ajudar as outras pessoas com a sua opinião!

Um abraço.

Nenhum comentário.

Cuidado com o que você escreve na web…

Nós, os profissionais de TI, muitas vezes não avaliamos os possíveis impactos do que escrevemos na web. Você costuma escrever sobre a empresa onde trabalha? Acabei de ler uma reportagem interessantíssima na Globo.com sobre este assunto. Veja algumas dicas para os funcionários e para as empresas…

Funcionário
Avalie o peso de sua opinião na empresa e no mercado antes de postar uma mensagem. Quanto maior o cargo, maior a responsabilidade pelo que é dito.
Tenha em mente quem ou o que poderá atingir com suas opiniões. Tenha consciência de que clientes, chefes e subordinados poderão ler o que escreve.
Lembre que a internet é um ambiente público, onde a repercussão de qualquer assunto é abrangente e rápida.
Entenda que se existem porta-vozes pré-definidos na empresa é porque existem razões para isso. Não se comprometa com assuntos que não são de sua responsabilidade.
Pense no futuro e em como as opiniões ditas de maneira impensada podem impactar suas relações profissionais.
Empresa
Oriente os funcionários sobre a demasiada exposição nas mídias sociais
Estabeleça critérios de comunicação para os profissionais e denomine porta-vozes na empresa
Mantenha um canal aberto para dúvidas e aconselhamentos sobre qualquer tipo de comunicação que o funcionário estabeleça
Alerte os funcionários a serem sempre profissionais nas colocações e posicionamentos na internet ou em qualquer meio público
Fonte: Eline Kullock, presidente do Grupo Foco

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Nenhum comentário.