Depois de um ano, de volta ao Android. Mas… Por quê?


A pouco mais de um ano, escrevi aqui sobre o motivo de ter comprado um iPhone. Semana passada, depois de pensar bastante, resolvi voltar pro Android e, como de costume, faço questão de falar pra vocês o motivo.

Quando comprei o iPhone, vários amigos falaram que era só “modinha”, que era um celular só pra mostrar “status”. Pode até ser, mas não pra mim. Os motivos que me levaram a comprar um iPhone foram os seguintes:

  • Estabilidade do sistema operacional;
  • Forma de atualização. A apple libera a atualização e já posso baixar de cara no meu celular;
  • Qualidade indiscutível do hardware, assim como qualquer outro produto da Apple;
  • Como disse na época, gosto é gosto. eu queria ter um e ponto.

Um ano se passou. Quando comprei o iPhone ano passado, ele veio com o iOs 4. Algum pouco tempo depois lançaram o 5, com o iPhone 4S (que não achei justificável comprar, por ser a mesma coisa que o 4 com um hardware melhor). A pouco tempo atrás lançaram o 6, junto com o iPhone 5. Como vocês já devem ter visto por aí, o design do iPhone 5 foi bem ridicularizado. Mas enfim, a questão é que, sinceramente, não vejo justificativa no sistema operacional ter evoluído duas versões mas, na prática, continua a mesma coisa. Entraram barra de notificações, iCloud, integração com isso, aquilo… Mas a impressão que tinha às vezes é que o iOs não evoluía o suficiente para justificar novas versões.

Uma das coisas que eu mais odiava no Android era depender das fabricantes para ter a versão do sistema atualizado. O que na verdade, nunca aconteceu nos dois aparelhos que eu tive. Mas o Google parece que está correndo contra o tempo. O último celular com Android que tive antes do iPhone foi um Samsung Galaxy Ace, com Android 2.1.  Usando o Android hoje, a evolução é perfeitamente perceptível, tanto no layout quanto nas funcionalidades e desempenho.

Por isso que esse fim de semana comprei um Nexus.

O Nexus não é o melhor hardware do mercado hoje, longe disso. Paguei quase o valor que o Galaxy SIII está custando, mas preferi um hardware  mais limitado (limitado, mas não fraco) e não ter problema nenhum com atualizações. A Google lança a nova versão do sistema e já está disponível pro aparelho, fácil fácil. As primeiras impressões desta volta ao Android não poderiam ser melhores.

Bom, se a Apple não se mexer e sair dessa “zona de conforto”, vai ficar pra trás logo logo. Afinal, o iPhone é um baita celular e o iOs é um baita sistema, mas nada é tão bom que não possa melhorar ainda mais.

Abraços!

, , , , ,

  1. #1 by Andrei Lepsch on outubro 15, 2012 - 2:45 pm

    Gostei das suas considerações em relação ao iPhone e o Nexus. O Nexus realmente é um bom celular, apesar de ser dual core, e a vantagem de atualização assim que uma nova versão estável é lançada pela própria google é fantástica. Eu tenho um Samsung Galaxy S i9000b e estou muito satisfeito com o aparelho, e desde que eu o comprei, não paro de atualizar o seu firmware por vias não oficiais afim de buscar maior velocidade e estabilidade, mas infelizmente a samsung peca nesse quesito na maioria de seus aparelhos, forçando assim a compra de novos celulares. Atualizei recentemente o firmware para o android 4.1 Jelly Bean da Cyanogen 10 com modificações de um cabra rasgado chamado NONO e o meu celular ficou simplesmente espetacular. Foi a melhor atualização que eu fiz.
    Bom, parabéns por sua aquisição, e seja bem vindo ao mundo android novamente.

    Abrs
    Andrei Lepsch

  2. #2 by Fauzi Ali on outubro 15, 2012 - 5:45 pm

    Eu como mera usuária e pouco crítica, prefiro meu Nexus com Android 4.1.1 ao Ipad (super limitante).
    E pra tudo existe dropbox.

  3. #3 by Nadja on outubro 17, 2012 - 2:34 pm

    Hahahahaha… era uma vez uma maçã, ne? 😛
    Sempre fui a favor do android!
    Mesmo assim, algum aparelho sempre vai deixar a desejar em alguma coisa, ou o fone, que não é muito bom, como o sistema, na demora de atualização…

  4. #4 by Thiago Colares on outubro 17, 2012 - 2:39 pm

    Realmente Nah… Sempre algo fica a desejar. Obrigado pela visita 😀

(não será publicado)